quarta-feira, 27 de junho de 2007

Sopa do Dia


A campainha da porta espirrou um guincho, emitido sete andares mais abaixo.
-Quem é?
-Quem é? – replicaram duas ou três vozes, no telefone de porta.
-Publici…
Pouso rapidamente o auscultador. Não abro, pronto, levanta-se uma pessoa e larga o que está a fazer, para isto! Meia volta e vamos ao que interessa.
A meio do corredor, outro toque, vagamente musical.
-Sim?
-É de casa do Sr……
-Sim.
-Ele está?
-Não.
- Posso falar com a esposa?
-Sim.
- Boa tarde, Srª…… O meu nome é…e estou a ligar porque o seu número de telefone foi seleccionado para…
- Não!...
-……..Como?
-Não. Não estou interessada…
-Mas….
Desligo rapidamente, enquanto posso fugir. Não e não, repito! Não me vou deixar apanhar em ratoeiras destas, sou esperta que baste, eh, eh…

De um salto alcanço de novo ao meu podium, junto à mesa de trabalho.
Onde é que eu ía? Ah, sim…estava a escrever… sobre quê?

O homem da publicidade. Não abri a porta e fiz bem, sei lá quem ele é, a atulhar-nos as caixas do correio, que praga…pois…mas se todos assim fizessem, ele não se livraria das pagelas de anúncios…voltaria com o saco cheio e o anunciante não lhe pagaria a tarefa…ou iria despejá-lo no papelão e receberia a paga de um serviço não prestado…
Honestidade sem jantar ou jantar sem honestidade, eis a questão…
E a operadora do concurso-fantoche? É preciso estofo para tal trabalho…deve encontrar cada um!... Acabou de me encontrar, por exemplo…pois…será que ganha à comissão, sobre as entrevistas realizadas?...Olha, comigo não se governou…

Dói-me por aqui, algures, deve ser o estômago. Há coisas para as quais não tenho estômago. Digestões difíceis, não se dá com tudo… mas o homem da publicidade….
(- Epa!, outra vez, não! )
Pois… arranjar trabalho está cada vez mais difícil. A rapariga do concurso-fantoche tinha uma voz agradável, educada… poderia fazer outra coisa, talvez…
(- Epa!, ainda? – irra…)


Trrriiiiimmmm!!!
……..
Ding-Dong!
…..
- C.L., boa tarde! Recebeu a nossa revistinha? Já escolheu??
- Não, não tive tempo…Tem de ser agora?
- Convinha…só posso voltar a passar daqui a umas semanas…faço esta volta quando estou no turno da noite, no meu trabalho, sabe…
Sei.
Abro o catálogo e escolho (?) o livro em que o dedo cai desamparado. O tema não me é totalmente estranho, mas desconheço o autor…Pronto, é este! Muito bem, já está…pode ser este…

A dor no estômago está a passar. Bebi um chá . Esperta, eh, eh, eh…. Quem me mandou molhar o pão na sopa de pedra(s)?

2 comentários:

Ana Loura disse...

Pois...espertinha, é? Eh eh eh. E o coraçãozinho de ouro que tens? Pois, depois são as dores de estômago

Lila, já te disse, alguma vez, que adoro a tua forma de escrever? de falar? de abrires o coração?

Beijinhos

Anónimo disse...

Lila amiga
pedia-te para comentares o que escrevi no meu blog.
A tua clareza na abordagem vai ser- muito preciosa.